quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Conferência de Cultura Popular


Um dia imaginei que estaria participando dessas coisas...Juro que sim!Mas menino, que decepção! Alegria e entusiasmo carrego comigo nas bagagens que arrumo...Viajem é sempre bom!Novidades, amigos...E coisa séria, discussões e debates sobre eixos que seriam apresentados, estão na lista das ordens.Viajem, chegada.Uns amigos de longe que a muito pouco encontros.Novas amizades,descobertas...Mas péra aí! Falta mesmo o quê? Rapaz...O encontro se deu em Salvador,Pelourinho,Centro Histórico, que por sinal...Acho que as almas que foram arrancadas por chicotes e exibição de força e poder, estão no momento a rondar!E a todo momento! Não falta espaço.Aquilo ali já foi.Povo triste circulando as ruas estreitas.Bares e lojas vazias.Outras tantas já fechadas.Os negros e negras que, ainda, insistem em perpetuar seu lado de exótica negritude,já sem plenitude,esperam calorosos sorrisos.De quem?Cansou.Sim,mas,a Conferência era mesmo de Cultura Popular.Então vamos...Os atores,ou brincantes,os fazedores, grande minoria estavam(até) presentes.Sem prática ao formato oferecido se conformavam em preencher desconfortáveis cadeiras que por alí haviam.O negócio é sério.Olhavam, balançavam a cabeça,sorriam e...Deixa prá lá.Os promotores ou seja os que vem até "sobrevivendo" de seus achados, é que ativavm em falas contudentes em detrimento dos singelos "resistentes". Eixos temáticos em discussão.Para quem somente conhece eixo de carroça.Agora discutiremos sobre os editais que estão dispostos nos sites.Ele quis dizer sítios, mas não roças, roçados,manga,tarefa,quintal,terreiro.
Quem deveria está mesmo nesses encontros?
Agora vamos levantar as propostas com base nas definições sobre cultura sustentável, baseado num tal antropólogo sei lá das quantas que quis dizer que cultura é ...E um assim focaremos sugestões...Daí tiraremos propostas para...E formataremos nesse questionário e..."Vá te lenhar meu irmão já fui".Um brado da cordelista Zéu de Santa Barbara."Calma amiga é assim mesmo.No outro a gente não era convidado pra nada"
Uma leva de gente querendo saber como é que faz pra...Outra parte maior querendo ver como continua...Um outro querendo começar...Outra querendo ouvir.E outra querendo pegar o ônibus e voltar pra sua cidade.
-"Posso adiantar as passagens?" -
"Má rapá!Tú tá querendo dá volta prá traz?
-É...
-Num vai aproveitar a Bahia,o Pelô?
-Qui! Tô doido pra ver o povo.
-Tá certo...Então já qui insiste....Vou também.
Tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário