sexta-feira, 20 de agosto de 2010

? QUANTO CUSTA UM PAI ?

Por José Alípio Martins

Uma faixa em frente a uma loja de utilidades chama a atenção de muita gente!

VENDEM-SE PAIS
De todos os tipos, jeitos e tamanhos variados

Logo uma enorme fila vai se formando.

- Diga menino!
- Moço eu queria um pai celular.
- Certo!De um ou dois chips?
- De dois! Com TV, Câmara, MP15... Quanto custa?
- Esse é barato! A partir de $200 você leva um.
- Próximo!
- Ah! Eu quero um pai Notebook, com modem para Net, 4 gigas...
- Esse é um pouquinho mais caro.
- Quanto?
- Vai lhe custar uns $2.950.
- O próximo!
-Ah! Eu quero um pai “Carro Novo”.
-Huum! Nós temos, mas... Vá coçando os bolsos.
-Meu amigo... Eu queria um pai jovem, legal, meio alto, magro,braços fortes, sem cabelos brancos, cheiroso...
- É minha senhora, acho que está procurando outra coisa!
Próximo!
Então, brother... Tá ligado? Tô afim de um pai interado, legal saca? Nada careta, que encare a onda assim... Que não encarne, que libere tá sabendo?
-Não. Próximo!
- Olha!Eu queria um pai que me desse tudo e ainda me levasse pra escola todos os dias de carro.
- Hééé! Esse ai vai lhe custar...
200.00 + 2.950,00+ 30,00 (incluindo gasolina)
Total = 67.200.00
- Tudo isso, tio!
- Sem contar com pneus, óleo, IPVA, seguro...

Seu Javier? Posso recolher os “Pais Carinho e amor”, os “Pai Atenção”, “Pai presente”, “Pai Honesto”,“ Pai Dedicação”? Pergunta o empregado da loja.
- É... Acho bom. Os fregueses só querem os pais objetos!
- É verdade! Esses pais do tempo antigo tá difícil de vender!
- “Guenta” mais um poco... Quizá não aparece um Chico que quiera...

Seu Javier, um esperto comerciante espanhol vem faturando alto com esse negócio! Principalmente porque em pouco tempo o povo volta para trocar de pai ou para pegar um novo.

- Acabei enjoando desse!
- No tiene problema. Yo cambia para usted.

Onde estão tantos outros?
Onde estão nesse momento?
Em um canto qualquer, esquecidos?
Abandonados a qualquer preço?
Jogados num canto sem valor?

- Esses aqui deram sorte! Foram lembrados no “Dia dos pais”!
- E esses outros, porém... Nem mesmo uma visita ou lembrança os faz...

Das alegrias... Dos passeios do tempo de menino... Das brincadeiras... Dos abraços... Da espera na porta do banheiro... Do Ajuste do freio da bicicleta... Dos sacrifícios, da luta, das vontades... Da bola... Da peteca... Da pipa de papel de seda! Do primeiro mergulho na praia... Dos suspiros aos sorrisos... Da angustia nas doenças... Do machucado... Do preocupado... Do“lista de material escolar”!!!!!!!!!

Haja “Pai esquecido”.
Esquecido num canto!
Mudo e escabreado.
Quieto e calado como um boneco que não se brinca mais!
Sentado em qualquer canto da sua casa.
Ou, em qualquer casa...
Ou... Casa de estranhos.
Ou outra casa...
Ou num abrigo...
Ou num Asilo...
Ou mesmo sozinho...
Sem valor algum...
Largado à sorte... Ou qualquer preço...
Sem preço algum...
Só desprezo.
Sozinho.
E só...

Só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário